MANUAL DE REGISTRO DO FORNECEDOR NO SISTEMA SIGA

 

ScreenShot003.jpg

 

Esse é o Portal do SIGA o qual ao clicar nessa área do Registro do Fornecedor o sistema apresentará uma tela inicial e em seguida deverão ser informados os campos de três importantes telas do Fornecedor: a primeira tela deverá conter as informações da Empresa; a segunda tela deverá conter as informações dos sócios ou funcionários que irão receber código para acessar o SIGA e a terceira e última tela deverá ser marcado a Família e Classe de Itens de Material e Serviço que sua empresa pretende fornecer ao Governo do Rio. Vamos para a próxima página para ver em detalhes cada janela que o SIGA disponibiliza para sua digitação.

 

  

 

ScreenShot004.jpg

 

Após o clique no Portal o SIGA mostra essa tela onde se tem dois blocos. O primeiro é para responder o Tipo de Empresa, Tipo de Pessoa e se enquadra-se como MPE. Se você, fornecedor, está digitando as informações pela primeira vez clique no botão Continuar, onde mostra o mouse acima, após preencher esses dois campos.

Se você já efetuou a digitação de pelo menos uma tela onde contém informações da empresa, saiu do site e agora deseja retornar para completar a digitação das duas últimas telas de registro, é necessário que você use o segundo bloco da tela que tem o título CONTINUAR REGISTRO. Nesse segundo bloco é necessário colocar um usuário e senha que foram digitados na primeira tela das informações da empresa. Após isso o SIGA mostra a tela que foi preenchida anteriormente para que se possa alterar alguma informação e permitir completar o restante das informações para o completo registro.

 

  

 

 

Essa é a primeira tela onde se devem preencher as informações da empresa. Os campos que possuem um asterisco (*) são obrigatórios seu preenchimento.  Veja na próxima tela o exemplo de um preenchimento.

 

 

 

O campo CNPJ da empresa deve ser um número correto, pois só é possível continuar o preenchimento dos campos seguintes após a validação do CNPJ pelo SIGA. Essa tela possui algumas informações e se torna maior que o visor do computador, logo exige que você use o mouse ou as setas para rolar a tela para baixo e continuar a preencher os campos. Segue mais campos na próxima tela.

 

 

 

Algumas informações são preenchidas e outras se escolhem numa lista já definida como o nome do Banco, por exemplo. Rolando mais a tela para baixo surgem mais campos a ser preenchidos.

 

 

 

Nesse exemplo observa-se que existem campos que não foram preenchidos, mas se permite continuar o registro por não ser obrigatórios. Observe que existem dois campos de Usuário e Senha. Cada campo desses é necessário seu preenchimento e serão utilizados por você apenas em caso de completar informações do registro em outro momento, antes da finalização. Importante saber que esse Usuário e Senha não serão usados para acessar o SIGA no futuro, pois após a liberação de seu registro, pela SEPLAG, você receberá seu Usuário definitivo por email e ao entrar pela primeira vez no sistema SIGA você irá registrar sua senha definitiva.

 

  

 

 

Aqui é o fim da primeira tela sobre informações da empresa. Clique no botão Incluir/Continuar para ir digitar informações da segunda tela de registro do fornecedor.

 

 

 

 

Essa tela é a segunda parte onde se inclui os representantes da empresa no registro do SIGA. Cada pessoa da empresa, seja funcionário ou sócio, receberá um código de usuário para acessar o sistema SIGA para o Pregão Eletrônico e demais funcionalidades das compras do Governo do Rio de Janeiro. Conforme foi comentado, os campos com asterisco devem obrigatoriamente ser preenchidos e o campo CPF será validado pelo sistema. Quando é o primeiro representante aparece um botão Incluir/Alterar, que deve ser clicado após o preenchimento dos campos. Importante saber que para continuar e efetivamente concluir o registro no sistema SIGA é necessário que pelo menos uma pessoa, sócio ou funcionário, seja incluído.


 

Observe que nessa tela, estamos mostrando uma digitação de uma segunda pessoa da empresa. A primeira pessoa que incluímos, na tela anterior, está na caixa localizada na parte de baixo desta tela. Vê o nome Antonio Carlos. Mas você pode digitar mais representantes da empresa e nessa tela estamos incluindo uma segunda pessoa que é Mario Cesar.  Pode incluir quantas pessoas forem necessárias que irão representar a empresa no relacionamento com o Governo do Rio e participar dos Pregões. Para cada pessoa devem-se preencher os campos e clicar no botão Incluir/Alterar. Caso precise excluir ou alterar alguma pessoa selecione na caixa e use os botões Incluir/Alterar ou Excluir.

 

 

Depois que forem incluídos todos os representantes, clique no botão Continuar para que o sistema leve você para a última e terceira tela do registro do fornecedor no SIGA.

 

 

 

 

Essa é a terceira e última tela que o fornecedor precisa preencher para concluir seu rápido registro no sistema SIGA. Observe que nessa tela o preenchimento é apenas escolher a Família e Classe de Item que você pretende fornecer. O registro não será concluído se pelo menos um campo desses mostrado não tiver sido marcado. Para escolher é só clicar com o mouse na caixinha referente ao nome. Existem nessa tela todas as Famílias e Classes referentes ao Material e Serviços que o Governo do Rio pretende efetuar suas compras.

 

 

 

 

A estrutura hierárquica do item do catálogo do sistema SIGA é composto de: TIPO (Material ou Serviço), FAMÍLIA, CLASSE e ARTIGO. Nessa ultima tela o SIGA pede para que o fornecedor apontar qual a Família de Itens ele fornece, ou seja, que é contemplada pelo objeto do seu contrato social. No exemplo acima quando é apontada uma determinada Família, o sistema automaticamente aponta todos os Artigos daquela Família. Caso haja algum Artigo selecionado automaticamente que sua empresa não forneça, favor clicar na caixinha, desmarcando.

 

  

 

 

Essa tela é extensa, pois contém as Famílias e Classes de todos os Materiais e Serviços. Por isso é preciso usar o mouse ou as setas para rolar a tela para baixo e ir apontando o que a empresa fornece até chegar ao final da tela. Nesse momento deve-se clicar no botão Incluir/Continuar para terminar o registro do fornecedor no sistema SIGA.

 
 

 

 

Essa tela mostra que seu registro foi concluído com sucesso. É importante a leitura completa dessa tela final, pois existem todas as informações necessárias para o envio dos documentos necessário para que o Governo do Rio libere sue código de usuário para que cada representante de sua empresa possa usar o sistema SIGA.

Aqui você concluiu seu registro.

Envie a documentação exigida para o endereço mostrado no site e aguarde em seu email as informações sobre a sua liberação para acesso ao sistema SIGA.

Obrigado !!!