Compras Centralizadas

Objetivos das Compras Centralizadas

1. Reduzir Custos de Transação: ao eliminar processos de compras paralelos para objetos que constituem necessidades em comum dos órgãos e entidades, economiza-se tempo, recursos e energia das equipes de compras dos órgãos participantes, que poderão focar nas necessidades específicas e finalísticas.

2. Gerar Ganhos de Escala: com a agregação de demandas dos vários órgãos participantes, criam-se oportunidades mais interessantes para o mercado fornecedor, incentivando-o a oferecer melhores preços.

3. Aumentar Poder de Barganha: ao representar todo o Governo do Estado do Rio de Janeiro, a SEPLAG fica menos sujeita a assimetrias de informação e consegue estabelecer as melhores estratégias para extrair valor do mercado, aumentando o poder de barganha do governo frente às empresas e melhores preços no médio e longo prazo.

4. Gestão Estratégica de Suprimentos: enquanto órgão responsável por conduzir a Política de Gestão Estratégica de Suprimentos e as Compras Centralizadas, Decreto n° 47.525/2021, a SEPLAG modela e padroniza os processos de compras centralizadas buscando aproximar as demandas do governo ao que é praticado pelo mercado fornecedor. Conforme o referido Decreto, dentre as principais categorias estratégicas que serão alvo de centralização em 2021 estão: Passagens Aéreas, Combustíveis, Limpeza Predial, Locação de Veículos, Almoxarifado Virtual (substitui os materiais de escritório e outros de consumo administrativo), Serviços de Vigilância, RJ Mobi, Serviços de Apoio Técnico e Administrativo e Suprimentos Hospitalares.

5. Modelos de Compras: são os Estudos Técnicos Preliminares - ETP, elaborados no âmbito dos processos de contratação homologados pelas Compras Centralizadas, em atendimento ao art. 19 do Decreto n° 47.525/2021. Este é o motivo por disponibilizarmos abaixo somente os ETPs dos processos que foram homologados.

Calendário das Compras Centralizadas

Visando à transparência dos processos de compras centralizadas conduzidos por esta Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão - SEPLAG, seguem publicados os seguintes documentos:

  • Relação de Atas de Registro de Preços Vigentes
  • Calendário das Compras Centralizadas 2022 Clique aqui
  • Decreto 47.525/2021 - Institui e regulamenta a PGES e as Compras Centralizadas
  • ETP - Locação de Veículos
  • ETP - RJ Mobi
  • ETP - Gerenciamento de Abastecimento e Fornecimento de Combustíveis
  • ETP - Passagens Aéreas - Agenciamento

O status do Calendário das Compras Centralizadas 2022 será atualizado semanalmente, trazendo a etapa em que os processos se encontram, bem como os contatos das pessoas responsáveis pela atividade específica ou pelo processo e os prazos previstos para conclusão de cada etapa. Dessa forma, fica mais simples para que os órgãos participantes conheçam a situação dos processos dos quais são clientes.

Para que esse objetivos sejam atingidos, é essencial que haja grande sinergia entre os órgãos participantes e esta SEPLAG, com o intuito de transmitir a maior credibilidade possível ao mercado. A equipe estará sempre aberta para informar sobre os processos e para compartilhar o conhecimento sobre as categorias de compras sob nossa responsabilidade.